Educação - Crianças, Robôs e Pais abobalhados

/* 

Olá Senhores, Senhoras e Senhoritas!!!



   Vamos ao que provavelmente será o ultimo post de um ano de pouquíssima produção nesse blog (desculpem!). E para você que, como eu, é pai de uma linda menininha de quatro anos, é tempo de lidar com rematrículas, material escolar e as contas do próximo ano letivo de sua pequena princesa.
   Tudo bem, tudo legal, mas e daí? E daí que nesse ano fui surpreendido com a inacreditável notícia que minha pequena teria aulas de robótica! 
   Robótica?? Para crianças de 4 anos??? Como assim???

LEGO Education ou, como um brinquedo pode ser tão sério

   A escola de minha filha fechou uma parceria com uma empresa chamada Zoom, uma distribuidora exclusiva da Lego Education no Brasil.
   A Lego Education é uma empresa da Lego voltada para a divulgação de um sistema de educação que promove o aprendizado através de experiências práticas e projetos de "final aberto", ou seja, sem uma solução unica. Usando os famosos tijolinhos e mais alguns componentes extras 
fornecidos pela Lego como um micro controlador, correias, rodas, etc... o sistema possui toda uma base teórica retirada de pesquisas com profissionais e PHDs da área para desenvolver a criatividade, colaboração e socialização, liderança e outras boas habilidades em crianças a partir dos 4 anos.

  Nem preciso falar que o pai se empolgou mais que a filha, mas tirando a empolgação é bom deixar algumas coisas bem claras. 

1 -  Minha filha não aprenderá a ser o Dexter:

  Apesar do frisson que a palavra robótica causa em pais ansiosos e os impressionantes robozinhos da Lego, o próprio sistema da Lego Education não tem seu foco na criação de robôs e sim na resolução de problemas e nas habilidades que citei anteriormente. A programação dos "blocos inteligentes" fica para as crianças mais velhas. Para os pequenininhos as tarefas são voltadas a construção e desenvolvimento de trabalho em equipe


2 - Definitivamente não é um "sistema aberto"

  Uma das primeiras coisas que imaginei ao saber sobre as aulas de robótica foi: "Bem que eu podia comprar um desses kits e me divertir..ops..quer dizer.. ajudar minha filhas nos estudos não é?" Pois é, mas a brincadeira é menos acessível que imaginei. Talvez seja culpa dos impostos, ou do baixo giro desses materiais, mas seja o que for definitivamente o Lego Mindstorm não é um brinquedo barato. Um kit não sai por menos de R$ 2.000,00, e a Lego Education não publica suas apostilas ou instruções do método. A razão óbvia é que no final se trata de um negócio com franquias e distribuidores portanto o que eles vendem é justamente esse know how que eu esperava ver publicado.

    Não quero entrar no mérito desse modelo comercial, mas não tenho dúvida que se a Lego seguisse a mesma tendência que os grandes produtores de software estão seguindo (maior abertura e fomento a comunidade) a Lego Education teria uma legião de seguidores.   

   

Arduíno ou, uma saída para pais mais pobrezinhos

    Após me deparar com essa barreira e chorar um pouco nas redes sociais, meu amigo de assuntos tech o Brandão me lembrou do Arduíno.

   
O Arduíno é uma plataforma computacional open-source voltada para designers, entusiastas e outros malucos desenvolverem dispositivos eletrônicos como robôs, ou em bom português, o Arduíno é uma plaquinha com um microcontrolador espetado onde sensores e outros dispositivos podem ser conectados facilmente e um software "easy-to-use" para realizar a programação desses novo dispositivo.

    A vantagem de ser uma plataforma open-source é o baixo preço de aquisição (um kit iniciante sai por cerca de R$ 145,00) e um volume considerável de conteúdo gratuito disponível na web para seu desenvolvimento.

   O ponto baixo é justamente o fato do open source. Por ser tratar de uma plataforma open source e não de um produto pronto, o Arduíno te exigirá um pouco de estudo e dedicação, além de uma maior familiaridade com soldas e eletrônica antes de ser dominado. Nada que um entusiasta, designer,outro maluco ou pai ansioso não ache desafiador e muito divertido, além do que você encontrará um grande suporte na comunidade envolvida com Arduíno.

   Para te dar um exemplo do que Arduíno e educação podem ser fazer juntos, por favor, dê uma olhada nesses vídeo (ignore o inglês difícil)
  

   Caso você não tenha pescado nada, o vídeo acima se refere a um projeto independente que quer ensinar conceitos de programação para crianças de 4 a 7 anos. Demais não é?

   De maneira que, depois que eu assisti esse vídeo resolvi escrever esse post, prepar minha maleta de ferramentas e iniciar uma jornada por esse mundo de robôs e técnicas para crianças. As novidades eu reportarei por aqui. Se você gostou desse post ou quer trocar umas figurinhas me siga no twitter (@felipe_store) ou me escreva no fjantunes@gmail.com

Um grande abraço,

Felipe Antunes
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário